Vida Pessoal X Vida Profissional

18/06/2019 11:20

Saber equilibrar a vida pessoal e a profissional é uma tarefa que poucos dominam, mas que muitos almejam.

Você vive uma rotina agitada? Nunca tem tempo para nada? Seu trabalho domina sua vida? Família e filhos não recebem a devida atenção? Faz meses que não sai com os amigos? Já não sabe o que é se divertir tão pouco descansar?

Se sua resposta foi SIM para mais de uma das perguntas acima, PARE AGORA e REFLITA se isso realmente vale à pena para você.

A vida profissional é sim importante, e devemos nos dedicar para nos tornarmos profissionais de sucesso, no entanto, não se engane. Ninguém é feliz só com o emprego dos sonhos ganhando um salário alto, é preciso incluir os assuntos pessoais nessa jogada, socializar, viajar, se divertir com a família e amigos, estes são fatores que também contribuem para que você possa se tornar um profissional de sucesso e uma pessoa verdadeiramente feliz.

Conheço inúmeras pessoas que acreditam que estão abrindo mãos das coisas agora, mas quando elas alcançarem seus objetivos, recuperaram o tempo perdido. Uma grande ilusão, afinal todo mundo sabe que não dá para voltar no tempo. Amizades as vezes acabam e não voltam mais...Filhos crescem...Familiares partem... certos momentos nunca poderão ser vividos novamente ou recuperados. Verdade seja dita, algumas oportunidades são ÚNICAS.

Agora, você deve estar pensando: “Legal, entendi a mensagem, não devo ocupar minha vida com tanto trabalho. Mas como faço isso? Largo o emprego? Não assumo tantas responsabilidades? O que devo fazer? ”

Primeiramente, SE ACALME! Depois, você precisa organizar sua vida, colocar sua rotina nos trilhos e tomar algumas atitudes que irão te ajudar a alcançar este equilíbrio.

Entre estas atitudes que devem ser tomadas, acreditamos que a principal é sem dúvida estabelecer metas e criar hábitos positivos, porém existem alguns passos a serem seguidos.

  • Crie metas

Sua meta principal é buscar o equilíbrio na sua vida, mas deverão haver outras pequenas metas incluídas como: ser produtivo no trabalho, sair ao menos um final de semana no mês com amigos, fazer uma vagem interessante nas férias, ler no mínimo um livro no mês, fazer cursos profissionalizantes.... Ou seja, pense e liste as coisas que serão necessárias serem feitas para alcançar a meta principal. Você quem decide! O que eu preciso para equilibrar minha vida? O que está em falta na minha vida pessoal e eu queria muito colocar em prática? E na vida profissional?

Faça sua lista, determine o que é prioridade e não pode ser deixado de lado, a frequência que irá realizar determinadas atividades, quais recursos serão necessários para as metas saírem do papel e não menos importante determine prazos para estas metas serem cumpridas.

 

  • Organize sua rotina

Agora que já sabe o que deve ser feito, organize-se. Organize sua rotina para colocar suas metas no seu dia-a-dia. Datas, horários, tempo livre, imprevistos, tudo dever ser levado em consideração. Mas não se cobre tanto, apenas tenha foco.

Se sua meta é fazer uma leitura rápida de 10 minutos toda manhã, então não adianta acordar 10 minutos antes de ir para o trabalho, só será possível tomar banho e se arrumar.

Então planeje seu horário de acordar, tomar café, ler, sair para o trabalho... crie um cronograma para o seu dia. Faça o mesmo para os fins de semana, para que consiga aproveitar todo o seu dia.

 

  • Dê atenção à sua saúde

É importante cuidar da saúde, se alimentar de forma saudável, ter horas suficientes de sono, praticar exercícios físicos regularmente... afinal para conseguir equilibrar trabalho e vida pessoal é necessário estar com a saúde em dia.

Sem contar que levar uma vida saudável lhe proporciona mais energia e animo para enfrentar a correria do dia a dia.

 

  • Viva bem com as pessoas ao seu redor

Lembre-se sempre que sua vida profissional não deve vir antes dos seus relacionamentos. É preciso saber valorizar as pessoas que fazem parte da sua vida, tanto familiares quanto amigos e relacionamentos amorosos, essas pessoas tem sempre algo a nos ensinar e são capazes de nos apoiar e ajudar a alcançar os nossos objetivos.

Então, se for necessário, fale ‘não’ no trabalho e ‘sim’ para o final de semana com os amigos.

 

  • Não perca a motivação.

As coisas irão ficar difíceis em algum momento, talvez em vários momentos, mas sua motivação deve ser maior do que qualquer dificuldade. Olhe para as situações sempre com um olhar otimista e alegre.

Gostou do nosso artigo ? Deixe seu comentário, compartilhe sua experiência e mais dicas de como gerenciar os conflitos no trabalho com a gente!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: