Saiba com Gerenciar os Conflitos no Trabalho - Passo a Passo

17/05/2019 09:34

Lidar com pessoas é um dos maiores desafios que enfrentamos, sejam pelas diferenças ou pelas semelhanças, não tem jeito, sempre haverá brigas, discussões e atritos nas relações pessoais ou até mesmo profissionais, mas, é importante sempre encontrar uma solução para estes conflitos.

Trabalhar em um ambiente com conflitos mal resolvidos, por exemplo, é sem dúvidas uma das coisas mais desagradáveis no nosso dia a dia. Esses assuntos inacabados interferem não só no nosso desemprenho profissional, mas também na nossa vida pessoal.

Existem diversos estudos que mostram que as pessoas estão cada vez mais infelizes com sua vida e, um dos fatores que contribuem para isso é o ambiente de trabalho, que por ser o local onde passamos maior parte do nosso dia muitas vezes é um ambiente estressante e “pesado”, que nos desgasta por conta dos conflitos entre colegas de trabalho ou com chefe e supervisores.

É de extrema importância tanto para nossa saúde mental quanto física, não nos sobrecarregarmos com situações deste tipo e, tentar sempre manter nossas relações profissionais equilibradas e o clima agradável.

Pensando nisso, criamos um passo a passo que pode te ajudar a gerenciar os conflitos no seu ambiente de trabalho.

Aí vão algumas dicas:

1-      Saber dialogar – O primeiro passo é saber dialogar, afinal é apenas por meio de um diálogo que conseguimos solucionar qualquer problema na nossa vida que envolva outras pessoas. Por vezes, tiramos conclusões precipitadas diante das situações e não refletimos ou conversamos sobre, fazendo com que o problema tome proporções muito maiores. Então, converse, seja educado, sincero e trate bem as pessoas e tenha a justiça sempre como prioridade.

E lembre-se, além de solucionar é também, por meio do diálogo que evitamos que os conflitos ocorram.

 

2-      Saber ouvir – Os melhores comunicadores são aqueles que também sabem ouvir. Se você quer realmente solucionar um conflito é muito importante conhecer o outro lado da moeda e, tentar entender o ponto de vista da outra pessoa. Às vezes é necessário também reconhecer os nossos erros, e aceitar as críticas, que quando feitas da forma correta nos faz crescer como ser humano de diversas formas. Por isso, ouça com cautela e, só assim conseguirá reconhecer uma crítica construtiva.

 

3-      Ser paciente – Evite perder a paciência e alterar o tom de voz. No calor do momento, temos a tendência de iniciar uma discussão ou briga, que acaba se tornando uma competição de quem fala mais alto e, até ofensas gratuitas acabam surgindo. Por isso, MANTENHA A CALMA! “Quem grita sempre perde a razão”. Tente expressar sua opinião de forma tranquila, somente desta forma você será ouvido.

 

4-      Ter empatia – "Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo."

Para compreender a atitude de uma pessoa, as vezes é necessário nos colocar no lugar desta pessoa, saber pelo que ela está passando na sua vida pessoal, profissional e assim será possível entender corretamente o que está acontecendo e o porquê.

 

5-      Evitar fofocas – Falar de outra pessoa, sem que essa pessoa esteja ciente é uma das atitudes que mais geram conflitos no ambiente de trabalho. As famosas e completamente desnecessárias fofocas, que também veem disfarçadas na forma de um comentário, devem ser evitadas ao máximo.

Se você tem algum problema com uma pessoa, resolva isto com ela e só. As fofocas acabam tomando proporções inesperadas que podem ser muito difíceis de gerenciar posteriormente.

 

6-      Saiba separar as coisas – Não leve os problemas pessoais para o trabalho e nem os do trabalho para a vida pessoal, saiba separar as coisas e mantê-las no seu ambiente correto. Tome sempre cuidado com o que compartilha sobre sua vida particular, certos assuntos devem ser evitados no ambiente de trabalho, pois em situações de conflito quando a emoção fala mais alto, as coisas podem sair do controle e falamos sem pensar.

Muito cuidado também com as discussões sobre trabalho, nem sempre os comentários devem ser levados para o lado pessoal.

 

7-      Colocar um ponto final – Por último, mas não menos importante, tente sempre colocar um ponto final. Se você tem a intenção de resolver um conflito, não pare até a soluciona-lo, por mais complicado que pareça ser, tudo pode ser resolvido.

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