Retorno ao Trabalho: Segurança e Cuidados do Colaborador

23/07/2020 14:56

Voltar ao trabalho após a flexibilização da quarentena, pode ser algo assustador. A Covid-19 afetou a forma como agimos e nos comportamos no mundo de maneira sem precedentes.

Aos poucos, as pessoas estão voltando a trabalhar e a saúde dos colaboradores deve estar em primeiro lugar, por isso, algumas medidas de segurança devem ser adotadas para garantir a segurança e evitar a contaminação.

As medidas de proteção a serem adotadas, devem ser seguidas pela empresa e pelo funcionário, assim será possível retornar com segurança.





Medidas a serem adotadas pelas empresas



Ventilação


De acordo com a Autoridade para as Condições do Trabalho - ACT é importante que os locais de trabalho tenham ventilação natural e haja uma manutenção e limpeza do ar-condicionado.

Portanto, mantenha sempre janelas e portas abertas para que o ar circule e evite a acumulação do vírus.


Contato entre os trabalhadores


Reduza o contato entre os trabalhadores nos espaços comuns, se possível, crie uma barreira física entre eles. Nos locais com aglomeração, como refeitórios, faça uma marcação no chão com fita adesiva, para que seja obedecido o distanciamento mínimo de 1,5m.


Equipamentos de Proteção Individual (EPI)


As empresas devem fornecer equipamentos de proteção individual aos seus funcionários como álcool em gel, máscaras, luvas, etc. Devendo também reforçar as práticas de higienização desses equipamentos.

Em locais onde se faça necessário, é preciso garantir água e sabão para que os colaboradores possam higienizar as mãos corretamente.


Contato dos funcionários com clientes ou fornecedores


O contato com clientes e/ou fornecedores deve ser reduzido, mantendo sempre uma distância segura, por meio de divisórias e equipamentos de proteção individual.


Viagens


As viagens a trabalho devem ser feitas somente em casos de extrema necessidade e obedecendo as medidas de segurança necessárias para evitar contaminação.





Medidas a serem adotadas pelos funcionários



Distanciamento


Por mais que seja difícil, manter o distanciamento é algo fundamental, pois é a única forma de retardar a propagação do vírus, já que o mesmo é transmitido pelo ar.

Evite cumprimentos com contato físico, nada de abraços, beijos e apertos de mãos pela empresa. Mantenha uma distância mínima de 1,5m entre os seus colegas de trabalho, evite banheiros lotados e no cafezinho ou almoço, evite filas e locais aglomerados. A medida de distanciamento diminui as chances de contaminação.


Uso de máscaras


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período de incubação do Coronavírus varia de 1 a 14 dias, geralmente em torno de 5 dias.  Algumas pessoas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas da doença, e dessa forma podem acabar contaminando outras pessoas.

Por isso é de extrema importância o uso de máscaras por todos, principalmente os grupos de riscos e profissionais da área da saúde, pois criam uma barreira física impedindo a transmissão do vírus.


Higienização


É importante manter práticas de higienização corretamente, como por exemplo: lavar as mãos com água e sabão e/ou usar álcool em gel sempre que tocar no nariz, boca, olhos ou algum objeto que outras pessoas tocaram, e ao chegar e sair da empresa.

Não compartilhe objetos pessoais como talheres, copos ou pratos. Sempre limpe sua mesa e cadeira com álcool líquido 70%.


Etiqueta da tosse


Ao espirrar nunca cubra a boca e o nariz com as mãos, faça uso da etiqueta da tosse, que consiste em cobrir a boca e o nariz com um lenço ao espirrar e em seguida, descarte o lenço corretamente no lixo e faça a lavagem das mãos conforme de praxe ou utilize o antebraço para cobrir a boca e o nariz no momento do espirro. Dessa forma, evita-se a circulação do vírus pelo ambiente.

E nunca se esqueça, caso você sinta algum sintoma da Covid-19, não vá para a empresa, pois dessa forma, você evita que o a doença se propague.


Transporte coletivo


Lembre-se: Ao sair de casa, não se esqueça de utilizar máscara! Não retire-a mesmo estando dentro do transporte coletivo e ao chegar em um local, sempre lave bem as mãos com água e sabão.




E esse foi o nosso post de hoje, te dando dicas de como retornar ao trabalho com segurança.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!




Para adquirir os produtos de proteção individual: luvas, toucas, máscaras e álcool em gel, entre em contato conosco através do e-mail: 
lojavirtual@tebel.com.br ou Clique Aqui! e acesse nosso site.




Referências:


https://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/Noticias/Documents/19_MEDIDAS-280420.pdf Acesso em 21/07/2020

https://coronavirus.saude.gov.br/ Acesso em 21/07/2020

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: