Refiladora X Guilhotina - Qual a melhor escolha ?

16/05/2019 11:56

Você sabia que há diferentes equipamentos de corte de papeis e aparadores? Pois saiba que há diferentes tipos de guilhotinas e refiladoras. E, saber a diferença entre esses tipos de cortadores é ideal para quem trabalha com artesanato ou em gráficas. Nesse artigo iremos explicar a diferença entre a guilhotina e a refiladora para que você possa fazer a sua compra sem dúvidas de qual escolher.

Para que servem?

As duas são equipamentos de corte de papeis, folhetos, cartões e etc, são famosas pela sua praticidade e agilidade, pois cortam um número maior de papeis em uma só vez. Ambas possuem precisão em seu corte uma vez que utilizadas corretamente e empregada para corte dos papéis certos. 

                                           

Guilhotina

Ela é a escolha certa para quem quer cortar grandes volumes de papel, ou para papeis mais grossos, é ótima pois não deixa rebarba devido ao seu corte afiado, porém deve ser manuseada com cuidado, por ser muito potente, pode causar algum acidente.

Ela corta em média 5 folhas, mas como existem diversos modelos de diversos tamanhos o número de folhas que podem ser cortadas varia, logo quanto maior o tamanho da guilhotina mais potente ela será e, consequentemente, maior será a medidas das folhas que ela será capaz de cortar.


Vale lembrar que ela é um instrumento de corte mecânico, e por este motivo, a força braçal aplica neste instrumento também contribui para o melhor desempenho do equipamento.

Outro fator que contribui para a precisão do corte é a lamina, ela deve estar sempre afiada.

                                                         

Refiladora

A refiladora é outro equipamento de corte, porém mais leve do que a guilhotina, é mais flexível e corta em média de 5 a 10 folhas. A quantidades de folhas a ser cortada varia dependendo o modelo e tamanho a refiladora, esse fator também contribui para o tamanho do papel a ser cortado, logo refiladoras menores comportam folhas no tamanho A4, já as refiladoras maiores são capazes de cortar folhas A3 (comprimento de corte de 43cm).

Este equipamento é ideal para documentos plastificados, laminados e coisas mais delicadas. Além do recorte tradicional, faz detalhes ondulados e perfurados diferentemente da guilhotina que faz apenar cortes retilíneos.

O que define o formato de corte na refiladora é a lamina utilizada.

 

Sabendo destas informações, agora fica mais fácil de escolher o equipamento ideal. Confira os modelos disponíveis em nosso site, CLIQUE AQUI para acessar.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: