Otimização do Tempo no Trabalho

22/05/2019 09:59

Adiar as tarefas por falta de tempo é muito comum em nossas vidas, no entanto não podemos adiar eternamente as nossas tarefas, é necessário tomar alguma providência e começar a agir.

De um modo geral, a falta de tempo pode ser causada por alguns fatores: falta de organização, excesso de tarefas, falta de foco e outros. Mas, seja qual for o fator causador é importante otimizarmos o nosso tempo, principalmente no trabalho, afinal à não execução das tarefas demonstra baixo desempenho e produtividade. Por isso aqui vão algumas dicas para fazer o seu dia render mais e para que você possa otimizar o seu tempo no trabalho.

1 - Organizar as tarefas à serem realizadas no dia: pode ser por meio de uma agendar ou planner, ou até mesmo um caderninho simples. Liste as atividades que deverão ser cumpridas naquela data e realize-as uma a uma, com dedicação e concentração. E, só inicie uma nova tarefa se já houver finalizado a anterior. É importante também, ao final do dia, verificar se alguma tarefa ficou pendente, assim deverá iniciar o dia seguinte realizando aquelas que estão em atraso.


2 - Grau de importância: realize as tarefas que forem mais importantes primeiro, logo determine o que é mais urgente/importante e torne-a prioridade.

3 - Estipule horários: olhar e-mail, verificar novas mensagens no Skype (relacionados ao trabalho), banheiro, pausas, almoço e etc. Se todos seus horários forem pré-determinados o risco de perder muito tempo respondendo ou verificando e-mails constantemente, ou olhando o Skype, indo ao banheiro com frequência ao longo do dia será menor e consequentemente seu dia será mais produtivo 


4 - Não se sobrecarregue: determine o quanto de tarefas é capaz de realizar e não faça mais que isso. Não tente fazer tudo sozinho, afinal, ninguém é super-herói. Se comprometer com tarefas adicionais pode atrapalhar na realização das tarefas que já fazem parte da sua rotina, ou seja, você terá muitas tarefas atrasadas ao final do dia. Ajudar os colegas de trabalho é legal e demostra espirito de equipe, mas só o faça se estiver realmente com tempo livre.

5 - Cuidado com as distrações: é importante focar para realizar uma tarefa com eficiência, ficar olhando para o nada, ou ficar muito tempo pensando em coisas que não são pertinentes ao trabalho, reduz a produtividade e o tempo trabalhado. Lembre-se: “ O tempo não para. ”

6 - Cuidado com muita tecnologia: hoje em dia a tecnologia está o tempo todo presente em nossas vidas, isso é bom, porém se utilizada da forma correta. WhatsApp, Facebook, Skype, Instagram e outros comunicadores e mídias sociais são os principais causadores de perda de produtividade entre os trabalhadores nos dias atuais. Saber equilibrar a vida profissional com a vida pessoal é  uma das tarefas mais difíceis entre muitos trabalhadores, por isso tenha em mente que horário de expediente é restrito para assuntos pertinente ao trabalho, no máximo o que você pode fazer para não passar muito tempo verificando o celular ou e-mail pessoal é estipular um horário para isso, e o restante do dia não verificar mais, de preferência mantenha o celular no modo silencioso, assim você não perderá a concentração toda vez que seu celular tocar.

7 - Evite conversas paralelas: conversas durante o horário de trabalho atrapalha você e também seu colega de trabalho. Por isso evite puxar assuntos com seu colega, se você precisa descansar, faça uma pausa para um cafezinho, esse sim é o momento ideal para descontração, mas, mesmo assim evite fofocas e assuntos muito pessoais que podem causa um desconforto no ambiente de trabalho.

Gostou?  Coloque em prática as nossas dicas e deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: