O que é o Coronavírus? E como se proteger?

17/02/2020 16:34

O primeiro caso foi identificado na década de 1960. Mas uma situação que está acontecendo atualmente, é que um agente mais forte do Coronavírus, o Covid-19 foi descoberto na China, no dia 31 de dezembro do ano passado.

O surto da doença provavelmente se iniciou em um mercado de animais silvestres em Wuhan, na China, e já atingiu outros países. Muito se especulam sobre o animal que possa ter de fato transmitido o vírus, como o morcego, a cobra, ou o peixe, mas ainda não se tem nenhuma certeza. A contaminação entre os seres humanos é feita quando a pessoa contaminada tosse ou espirra, e dessa forma espalha o vírus.

De acordo com uma pesquisa chinesa, o pangolim pode ter sido o animal que passou o vírus para os humanos, pois de acordo com a pesquisa, o Covid-19 tem um material genético 99% igual ao do vírus encontrado no pangolim. Mas os cientistas estão com muita cautela e em busca de informações para conseguir a cura para a doença.

Após confirmada diversas mortes, a Organização Mundial da Saúde tomou medidas de prevenção de disseminação do Vírus.

As pessoas ainda não tem imunidade contra o Covid-19 e os mais atingidos pelo vírus são as crianças e idosos. É importante se alimentar bem e manter o sistema imunológico fortalecido. Pois por se tratar de uma nova mutação, ainda não se sabe ao certo como o vírus age no organismo humano e quais as formas de combatê-lo, por isso é preciso estar atento e se precaver com medidas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de evitar contrair a doença.

Até o momento, segundo as autoridades de saúde da China, já são 1.770 mortes confirmadas e segundo dados da Organização Mundial da Saúde, apenas 2% dos infectados morreram, sendo que essas pessoas já tinham algum tipo de doença prévia como doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares.

Os sintomas mais comuns são: Febre, dificuldade em respirar, dores musculares, dor de cabeça, desconforto no peito, confusão mental, tosse e secreção na garganta, já nos casos mais graves, a pessoa apresenta insuficiência renal e síndrome respiratória aguda muito grave.


Coronavírus no Brasil


Segundo o Ministério da Saúde houve 45 casos suspeitos da doença no Brasil, mas nenhuma dessas pessoas estava com o vírus. Somente três casos ainda estão em análise e aguardam confirmação.


Proteção


O Coronavirus pode ser transmitido até mesmo no período de incubação, que é quando os sintomas da doença ainda não apareceram.

Apesar de ter uma letalidade menor, o Coronavirus está se espalhando de uma maneira muito rápida em relação ao Sars de 2002/2003 e Mers em 2012. Além de lavar bem as mãos, evitar aglomerações e manter distância de pessoas gripadas, outras medidas de segurança que devem ser adotadas por profissionais que podem entrar em contato com suspeitos de estarem com a doença e para quem precisa viajar urgentemente para a China, é preciso usar equipamentos de proteção individual como: luvas, toucas, máscaras e álcool em gel, tudo isso para diminuir as chances de contaminação pelo vírus Covid-19.

Outras medidas de proteção que se deve ter é cobrir a boca ao espirrar, e cozinhar bem as carnes e ovos.

A higienização das mãos é fundamental para evitar a transmissão de doenças e propagação de vírus e bactérias que possam prejudicar a sua saúde.

É importante lavar as mãos todas as vezes que se usar o banheiro e antes das refeições. Mas há outras situações em que se faz necessária a higienização correta das mãos como nos casos abaixo:

  • Na preparação dos alimentos.
  • Após mexer com o lixo.
  • Sempre que as mãos estiverem sujas.
  • Sempre que mexer com animais de estimação ou jogar fora as suas fezes.
  • Antes e depois de trocar a fralda de um bebê.
  • Sempre que visitar uma pessoa doente.
  • Todas as vezes que espirrar ou tossir.
  • E logo após chegar a sua casa.


Passo a passo para lavar corretamente as mãos

  1. Molhe as mãos com água.
  2. Pegue uma quantidade de sabonete suficiente para lavar toda a mão.
  3. Esfregue as palmas das mãos uma contra a outra.
  4. Com os dedos entrelaçados esfregue as costas de cada mão.
  5. Esfregue novamente as palmas das mãos, mas dessa vez com os dedos entrelaçados.
  6. Lave as costas dos dedos, fechando-os sobre as palmas das mãos.
  7. Esfregue os polegares com movimentos circulares.
  8. Com movimentos circulares, esfregue a ponta dos dedos na palma da mão.
  9. Lave as mãos na água corrente.
  10. Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.
  11. Caso não tenha papel para secar as mãos, após enxagua-las, jogue água na torneira para limpa-la antes de fechar.
  12. Pronto! Agora suas mãos estão seguras. 


Como aumentar a imunidade?


Por ser um vírus descoberto muito recentemente, ainda não temos a cura para a doença do Coronavírus, por isso, caso você corra o risco de contaminação, é importante fortalecer o seu sistema imunológico para que o seu corpo esteja preparado para combater o vírus.

As dicas mais importantes para você que quer fortalecer a sua imunidade são:

  • O primeiro de tudo, você deve adotar hábitos saudáveis.
  • Pare de fumar ou evite ficar perto de pessoas que estejam fumando, pois indiretamente isso também afeta a sua saúde.
  • Dormir fortalece o sistema imunológico, por isso, durma bem todas as noites.
  • O estresse afeta todo o seu corpo, tente evita-lo ao máximo, para isso, busque por momentos de laser e diversão e faça algo que te faça se sentir bem.
  • Tenha uma alimentação saudável. Evite fast food e alimentos industrializados. Consuma alimentos saudáveis como: frutas, verduras e legumes.
  • A vitamina C presente na laranja é ótima para a imunidade. Verduras de cor esverdeadas são ricas em ferro e se tomadas juntamente com uma fonte de vitamina C, se tornam uma poderosa ajuda na proteção contra vírus e bactérias, você pode por exemplo; fazer um suco da couve com laranja.
  • Tomar um suplemento alimentar pode ajudar a aumentar a sua imunidade, mas não se deve tomar remédios sem primeiro consultar o médico.
  • Tomar um pouco de sol durante a manhã, ajuda o corpo a produzir vitamina D que é importante na ativação das nossas células de defesa. 
  • Tomar 2 litros de água por dia.
  • Fazer exercícios físicos regularmente.


Seguindo essas dicas você diminuirá a probabilidade de pegar alguma doença contagiosa, como gripes, viroses, infecções e até mesmo doenças novas que podem surgir com alguma mutação de um vírus já existente, como esse caso do Coronavírus que está preocupando toda a comunidade internacional.



E esse foi o nosso post de hoje falando sobre o Coronavírus e como se proteger.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários.



Para adquirir os produtos de proteção individual: luvas, toucas, máscaras e álcool em gel, entre em contato conosco através do e-mail: lojavirtual@tebel.com.br

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: