O que é Lettering?

09/11/2021 11:21


O que é Lettering?


O lettering são letras desenhadas do zero de forma livre e criativa, de acordo com o desejo do artista. Geralmente são feitas a mão e em alguns casos pelo computador ou mesas digitalizadoras, se desprendendo de limitações e modelos, uma vez que o lettering oferece essa liberdade de criação.


Para que serve o Lettering?

Essa nova mania vem sendo bastante praticada para a criação de logotipos divertidos, pôsteres, capas, quadros e uma infinidade de outras aplicações. Além de ser muito empregada no meio publicitário, o lettering está ganhando cada vez mais espaço e sendo utilizada por pessoas que estão simplesmente em busca de terapia ou passatempo.

Apesar de parecer fácil, o lettering envolve muita técnica e coordenação motora, ou seja, quanto mais você praticar, melhor vai ficar.


Tipos de Lettering:

Os tipos de lettering não param de crescer. Novas ideias, técnicas e materiais surgem quase que diariamente. Portanto, listamos algumas técnicas utilizadas:


Hand lettering: refere-se a toda e qualquer técnica que faz ilustração e texto manualmente, utilizando canetas, papel, pincel e outros materiais. Existe essa distinção quanto ao hand lettering já que também é possível fazer peças de caligrafia digitalmente, combinando tipografias, grafismos e vetores.

Por sua definição, o hand lettering inclui os dois próximos tipos de lettering. Ele é aplicado em ilustrações, cadernos, bullet journal, calendários, resumos, fotos, sobre vidros e espelhos, em paredes e quadros decorativos, etc.



Brush lettering: Também feito à mão, o brush lettering refere-se apenas à técnica que utiliza o pincel (brush), seja o convencional ou no formato de canetas e marcadores com ponta flexível, sendo de feltro ou sintético em formato de cone. Além das canetas, esse tipo de lettering pode utilizar aquarelas, nanquim, entre outras opções de tintura.

Pelo formato do pincel e das canetas próprias, a caligrafia fica mais completa, com variação na espessura das linhas e com elementos decorativos nas curvas. Por ser utilizado materiais mais aguados, é essencial aplicar essa técnica em superfícies adequadas, com boa gramatura, para que não rasgue ou atrapalhe a técnica.

O que caracteriza o brush lettering são as variações de espessura ao escrever cada letra, e isso só é possível com a pressão de subir e descer cada traço. Resumindo, quando sobe o traço é fino e quando desce o traço é grosso.


Lettering em lousa: Feito em superfícies de lousa, podendo ser a própria lousa, prancheta ou até mesmo uma parede com cobertura adequada, utilizando giz ou as chamadas canetas de giz líquido, disponíveis em diferentes tamanhos, espessuras e cores.

O lettering em giz é muito utilizado para decoração de interiores e também fachadas de lojas e restaurantes, criando projetos personalizados para suas paredes ou vitrines.


E aí? Estão prontos para se aventurar nessa técnica? Deixe seu comentário se você já é praticante do lettering!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+