Dicas para fazer home office sem perder o foco e a produtividade

24/03/2020 16:49

O nosso lar nos remete a um local de tranquilidade e aconchego, o lugar onde conseguimos descansar após um dia exaustivo e por conta disso é extremamente necessário se monitorar, do contrário, a tendência é que você acabe relaxando no seu horário de trabalho, é importante lembrar que você não está de férias, você precisa trabalhar!

É necessário acordar no horário, vestir roupas adequadas e ficar em um ambiente tranquilo para conseguir manter o foco e a concentração. Já para aqueles que têm filhos em casa, é preciso ter atenção redobrada e conversar com eles para que entendam que você está trabalhando e que precisam colaborar não fazendo bagunça.

Para quem nunca trabalhou em casa e não está acostumado com isso, hoje vamos dar algumas dicas valiosas para você que quer se sair bem nesse desafio que exige muita disciplina.



Escolha um ambiente adequado


Sem essa de querer usar o notebook em cima da cama e trabalhar ali mesmo, a atitude pode acarretar problemas de saúde, causando dores ou lesões na coluna, o que com certeza, não é o que você quer.

Portanto, reserve um espaço tranquilo e adequado para trabalhar, de preferência um ambiente que não tenha movimentação de pessoas. Talvez no seu quarto ou um cantinho vazio da casa na qual poderá manter a porta fechada sem que ninguém lhe interrompa.

Deixe o seu notebook em uma escrivaninha e use uma cadeira confortável, a televisão deve ser desligada para evitar distrações, faça log off das suas redes sociais, é importante que o local esteja bem iluminado e ventilado.


Converse com seus filhos


As pessoas que possuem filhos sabem que as crianças precisam de supervisão o tempo todo e por conta disso, fica difícil manter o foco e a concentração no trabalho.

A solução é conversar com eles e explicar a importância do que você está fazendo, tente revezar o cuidado delas com outros membros da família, dessa forma, você conseguirá fazer o seu trabalho mais tranquilamente.


Vista-se da maneira correta


Apesar de você estar em casa, poderá haver momentos em que terá que fazer uma chamada de vídeo com seu chefe e não é legal ele te ver vestido de qualquer jeito, com o cabelo bagunçado ou com a roupa de dormir. Sem contar que essa atitude pode fazer o seu cérebro achar que você pode relaxar a qualquer momento, o que vai impactar na sua produtividade e você não conseguirá entregar as suas atividades a tempo, por isso é necessário levar muito a sério o seu trabalho em casa e se vestir da maneira correta.


Organize seu tempo


Crie uma rotina, pois é extremamente necessário. Dessa forma você não irá se atrapalhar em suas atividades e nem se distrair com outras pessoas da sua casa. Para isso, ative os seus despertadores com os horários de início, almoço e término de trabalho, uma outra dica é utilizar um quadro e anotar todas as suas tarefas do dia e ir riscando cada uma a medida que for fazendo.

Faça o que tem que ser feito no tempo certo e não se esqueça que mesmo você estando em casa, os prazos das tarefas não mudam.


Defina suas metas


Definir suas metas é importante para que no fim do dia, você possa checar a sua produtividade.

Dessa forma, será mais fácil se organizar e atingir os seus objetivos. Lembre-se, você faz parte de uma equipe onde cada um tem que fazer a sua tarefa para o bem coletivo da empresa, portanto é necessário manter o foco.

Hoje em dia com os diversos tipos de tecnologias existentes, é fácil se comunicar com a equipe ou tirar alguma dúvida com um colega.

Caso solicitado, faça reports diários ao seu chefe e fique atento ao celular para eventuais reuniões virtuais ou mensagens que possam surgir. Mantenha a confidencialidade das informações do seu trabalho e sempre comunique ao seu chefe em caso de problemas com a rede de internet ou computador para que o mesmo esteja ciente.


Alimente-se bem!


Realize o seu almoço no horário habitual e coma alimentos que você já está acostumado, evite alimentos pesados, pois isso pode não lhe fazer bem e poderá prejudicar o seu rendimento no trabalho.

Prefira alimentos leves e saudáveis e não se esqueça de sempre se hidratar ao longo do expediente.



Esse foi o nosso post de hoje, te dando dicas incríveis para não perder o foco e a produtividade no home office.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: