Dicas de como ter um Bom Relacionamento Interpessoal no Trabalho

01/07/2019 08:57

Uma coisa muito importante no nosso dia a dia é ter um bom relacionamento com as pessoas que estão à nossa volta, nada como manter o equilíbrio em todos os ambientes da nossa vida e, um bom relacionamento com colegas de trabalho não dever ser deixado de lado.

É óbvio que não somos obrigados a gostar de todo mundo, e sempre terão aquelas pessoas com quem não nos damos muito bem, mas para manter um ambiente leve e profissional precisamos passar por cima e relevar algumas coisas, tudo em prol do bem-estar coletivo.

A seguir listamos 5 dicas, simples e básicas que te ajudarão a manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho:

Respeite as diferenças

É muito importante ter plena ciência de que cada pessoa tem seu jeito, opiniões e maneira de pensar e, isso é bom, são com as diferenças no qual lidamos diariamente que nos faz evoluir de diversas maneiras, e para que este aprendizado seja internalizado é necessário RESPEITAR EM PRIMEIRO LUGAR, respeite do mesmo jeito que gostaria de ser respeitado.

Lembre-se, respeitar não é concordar, você pode continuar com seu jeito de pensar, afinal ninguém precisa mudar ninguém, mas sem intrigas ou brigas caso você veja o vestido azul e preto e seu colega branco e dourado.

Não julgue

Entenda que nem sempre as coisas são como parecem ser e, tirar conclusões precipitadas ou julgar são caminhos incorretos a se seguir. Por isso trabalhe com a compreensão, e se for algum assunto que te envolva diretamente, evite fazer comentários.

Pense antes de falar

Geralmente acontece o contrário, primeiro falamos e depois pensamos ou lidamos com as consequências das nossas palavras. Se for no momento da raiva então, a coisa é pior ainda, mas, o ideal é pensar 2, 3, 4... Quantas vezes forem necessárias afim de evitar conflitos. Por este motivo, antes de falar qualquer coisa, pare e pense: Vou me arrepender?  Pode ofender alguém? É o momento certo? .... Para então finalmente falar.

Respire fundo

O clima no ambiente de trabalho pode esquentar um pouco as vezes e, o nervosismo tomar conta do departamento inteirinho, por isso RESPIRE FUNDO, mantenha a calma e tome as medidas necessárias. Se estressar ou agir por impulso pode acabar piorando as coisas.

Comunique-se

Ter uma boa comunicação com seus colegas de trabalho é indispensável para que tudo esteja claro, para entender ideias e planos e exercer trabalho em equipe. Então se sua intenção é manter um bom relacionamento com seus parceiros e trabalho, desenvolva esta capacidade, para que ambos sejam capazes de compreender um ao outro.

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