Dia da Consciência Negra

11/11/2019 15:43

 

No dia 20 de novembro comemoramos o dia da Consciência Negra, essa data foi escolhida para lembrarmos a importância da população afrodescendente do Brasil.

O primeiro estado brasileiro que decretou a data como feriado, foi o estado de Alagoas, lugar onde nasceu Zumbi dos Palmares, considerado um líder e herói dos negros que fugiam das fazendas e senzalas onde eram maltratados, açoitados e explorados pelos seus donos e se refugiavam no Quilombo dos Palmares.

Zumbi foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695, teve a cabeça cortada e exposta em praça pública para que todos pudessem ver morto, aquele que até então era considerado uma vergonha para a sociedade, apenas por lutar pela liberdade e direito dos negros.

Hoje em dia, a data é lembrada como forma de conscientização da população contra o racismo e preconceito aos negros e mestiços, pois ainda existe muita discriminação, e grande parte deles ainda se sentem excluídos e marginalizados.

Já se passaram 131 anos desde a libertação dos escravos, mas os primeiros 20 anos de libertação, ainda continuaram sendo bastante sofridos para os negros, já que os grandes senhores e fazendeiros se recusavam a obedecerem a lei e libertar os seus escravos. Mas o fato é, se pararmos para analisar bem, o Brasil foi o último país a abolir a escravidão e a libertação dos escravos ainda é recente, talvez por isso ainda exista tanto preconceito e racismo.

E aí está a importância dessa data tão linda e que poucos conhecem o verdadeiro significado e história.

Vamos todos lutar contra o racismo ainda existente nos dias atuais! 

Não existe ninguém melhor do que ninguém, somos todos livres e iguais! Juntos podemos fazer a diferença, para assim acabar de vez com esse preconceito ainda enraizado na sociedade. 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: