Como se hidratar e se proteger durante o calor

18/09/2019 13:15

O inverno não chegou ao fim ainda, mas já estamos tendo uma prévia do calor que nos espera nessa primavera e verão que irá se iniciar logo, logo.

Há quem ame e também quem odeie dias de calor, e sempre rola aquela discussãozinha sobre “Verão é vida! ” “Não! Inverno que é vida. ”, mas independente de qual lado você está, primeiro: Não dá para escapar do calor. E, segundo: É muito importante se proteger nesta época do ano.

É durante os períodos mais quentes do ano que muitas pessoas sofrem com insolação, pressão baixa e principalmente desidratação, todos devido às altas temperaturas.

E, por isso é tão importante tomar algumas precauções para que você possa aproveitar os dias quentes sem problemas.

Então, para te ajudar a se proteger aqui vão algumas dicas:

1 – Beba bastante água

Nos dias quentes o corpo acaba liberando calor em forma de suor para manter a temperatura corporal, é um mecanismo natural do nosso corpo se refrescar. No entanto, por meio da transpiração perdemos água e sais minerais, desidratamos.

Por isso é importante criar o hábito de consumir de 2L à 3L no mínimo de água por dia e não apenas ao sentir sede. A sede é um sinto tardio de falta de água, ou seja, quando sentimos sede já estamos sofrendo uma pequena desidratação.

E, para evitar isso, tenha sempre com você uma garrafa d’agua para se hidratar ao longo do dia.

Outra forma de verificar a hidratação corporal, é pelo aspecto da urina, ela deve ser clara, quase transparente, quando apresenta coloração escura e odores forte, significa que seu corpo precisa de líquido.

Alguns sintomas de desidratação são:

  • Câimbras
  • Cansaço muscular
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Tontura
  • Enjoo e Vômitos
  • Visão borrada

2 – Evite expor-se ao Sol

Em dias ensolarados, deve-se evitar exposição direta ao sol, especialmente no período entre as 12 e 16 horas, que é o período de maior calor.

Procure sempre locais frescos e com sombras ao caminhar durante o dia e se possível utilize chapéu e boné para proteger o rosto e óculos de sol para proteger os olhos dos raios solares.

Para proteger toda a pele é importante utilizar diariamente protetor solar.

 

3 – Se alimente de forma saudável

Para evitar a sensação de mal-estar é muito importante ingerir os alimentos corretos. Durante os dias muito quentes, geralmente, temos a sensação de fadiga e pouco apetita, logo é interessante evitar comidas quentes ou pesadas.

Prefira ingerir frutas, verduras e legumes crus ou frios, que além de possuírem um alto valor nutricional, são leves e proporcionam saciedade sem pesar. Outro benefício do consumo destes alimentos é que geralmente são ricos em água na sua composição e auxiliam na hidratação diária.

4 – Evite ambientes totalmente fechados

Na ânsia de nos refrescarmos, buscamos locais frescos e com temperaturas mais baixas, geralmente estes lugares são completamente fechados e possuem ar condicionado mantem o ambiente fresquinho. Mas, cuidado!

Ambientes fechados possuem pouca ventilação e corrente de ar, o que é propício para o aumento de bactérias, vírus e ácaros. Já o ar condicionado retira a umidade do ar, o que pode causar alergias e potencializar problemas respiratório como rinite e sinusite.

Uma boa solução é utilizar preferencialmente ventiladores, manter as janelas abertas ao longo do dia e usar um vaporizador ou colocar um recipiente com água, para umidificar o ar.

5 – Use roupas leves

Essa é apenas uma dica amiga, nos dias de calor intenso prefira roupas mais leves, tecidos de algodão e em cores mais claras.

As cores escuras absorvem mais calor que as claras, pois não refletem as luzes solares, logo causam maior transpiração e, não tem sensação pior do que se sentir desconfortável em meio ao calor escaldante de verão, por exemplo.

E ai, gostou do post? Deixe nos comentários sua opinião ou mais dicas de como você se protege no calor.

 

 

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: