Como higienizar sua casa corretamente em tempos de Covid-19

13/05/2020 11:50

Qual produto é mais eficaz para matar o Coronavírus? Como é feita a limpeza do quarto de quem está doente? E com qual frequência deve ser feita essa limpeza?

Ao chegar em casa, o ideal é que primeiramente se tire os sapatos e se possível, os deixe do lado de fora da casa para não a contaminar. No caso de apartamentos, retire o calçado logo na entrada da porta, mas não os deixe no corredor, recolha e o coloque em um local reservado, por exemplo na lavanderia. Em seguida lave bem as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos.

Tome cuidado com as roupas, o ideal é que as separe para lavar, colocando-as em sacos plásticos para correta higienização e afim de evitar contaminação.

A principal medida que deve ser adotada é a desinfecção das superfícies de toque frequente, como por exemplo: interruptores, celulares, óculos, bolsa, maçanetas das portas, corrimões, mesa, cadeiras, torneiras, controles, teclado e mouse. Para higienização você poderá usar uma solução de água sanitária ou álcool líquido 70%.




Como e com qual frequência deve ser feita a limpeza da casa?


O Coronavírus sobrevive por entre duas horas e até 9 dias dependendo da superfície na qual se encontra.

Portanto, a limpeza da sua casa deve ser diária, principalmente se você tiver ido ao mercado, farmácia, hospital ou teve contato com outras pessoas.


Qual produto é mais eficaz para matar o Coronavírus?


Os produtos mais eficazes são: detergente, cloro, desinfetante e álcool 70%.

Você pode fazer uma solução de água sanitária e utilizá-la para lavar o chão, o banheiro e algumas superfícies que não correm risco de manchar.

Para limpar superfícies mais sensíveis, utilize um pano umedecido em álcool 70%.

Os detergentes assim como o álcool em gel, são eficientes na higienização das mãos e capazes de eliminar o vírus. Mantendo a correta lavagem e assepsia das mãos.


Como deve ser feita a limpeza?


A limpeza deve ser feita sempre de cima para baixo, limpando primeiramente as superfícies e em seguida é feita a limpeza do chão.

O banheiro deve ser limpo todos os dias, porque é o local onde lavamos as mãos e tomamos banho. Portanto, tenha mais atenção na limpeza do seu banheiro e lave bem a pia, vaso sanitário e o chão.

Não se esqueça de usar luvas e máscaras descartáveis ao realizar a faxina. Comece fazendo a limpeza seca do local, retirando toda a poeira, para isso utilize um aspirador e um Mop de Pó para evitar que os resíduos e a poeira se espalhe para o restante da casa.

Em seguida, faça a limpeza úmida, utilizando uma solução de água sanitária.



Como é feita a limpeza do quarto de quem está doente?


A limpeza deve ser diferenciada para quem tem a Covid-19. O doente deve fazer a própria limpeza no cômodo isolado da casa para evitar contaminar o restante da família.

As roupas sujas devem ser colocadas em sacos plásticos para evitar contato direto com a pessoa que irá fazer a lavagem. O correto é que a higienização das roupas seja feita imediatamente, devendo deixá-las de molho para que der tempo de o sabão agir completamente e eliminar o vírus.

A pessoa doente deverá utilizar talheres, copos e pratos descartáveis, afim de evitar contaminação durante a higienização dos utensílios.



Nunca se esqueça de sempre deixar o ambiente bem ventilado e arejado para evitar acumulação de vírus e bactérias. Frequentemente lave suas mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel. Evite tocar no rosto e nunca se esqueça de sempre utilizar máscaras ao sair de casa ou se colocar em situação de risco de contaminação.


E esse foi o nosso post de hoje, te dando dicas de como higienizar sua casa corretamente em tempos de pandemia.

Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!



Para adquirir os produtos de proteção individual: luvas, toucas, máscaras e álcool em gel, entre em contato conosco através do e-mail: 
lojavirtual@tebel.com.br ou Clique Aqui e acesse nosso site.




Referências:

Pesquisa realizada através dos sites:

Prefeitura de São Paulo: www.saopaulo.sp.gov.br/guia-coronavirus/assets/images/DICAS_CONTRA_COVID-19.pdf/ Acesso em: 12/05/2020

Ministério da Saúde: coronavirus.saude.gov.br/ Acesso em: 12/05/2020

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: