Como controlar ansiedade no tabalho

21/05/2019 13:17

Antes de tocar neste assunto um tanto quanto delicado, devemos ressaltar que não somos especialistas, estamos apenas dando algumas dicas para te auxiliar a passar por este processo, no entanto lembre-se que o ideal é procurar a ajuda de um profissional.

Nos dias atuais, ansiedade é um dos problemas que vem atingindo um grande número de pessoas, jovens, adultos e até crianças vem sofrendo com este transtorno por diversos fatores que só é possível ser identificado por um profissional.

"Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação."

O que podemos afirmar, é que as reações causadas pela ansiedade são reações normais do ser humano, porém o problema se torna realmente grave quando essas reações são excessivas e nos impede de realizar atividades cotidianas, como trabalhar, frequentar a escola ou faculdade e etc.

Mas é muito importante lembrar que ansiedade pode ser tratada, basta identificarmos os sintomas, descobrir a(s) causa(s) e tomar as devidas medidas para tratar este transtorno. Vamos aos passos...

1º Passo – Identificar os sintomas

Alguns dos sintomas mais comuns são:

Sintomas psicológicos da ansiedade

  • Constante tensão ou nervosismo
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Problemas de concentração
  • Medo constante
  • Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão
  • Preocupação exagerada em comparação com a realidade
  • Problemas para dormir
  • Irritabilidade
  • Agitação dos braços e pernas.

Sintomas físicos da ansiedade

  • Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração
  • Respiração ofegante ou falta de ar
  • Aumento do suor
  • Tremores nas mãos ou outras partes do corpo
  • Sensação de fraqueza ou cansaço
  • Boca seca
  • Mãos e pés frios ou suados
  • Náusea
  • Tensão muscular
  • Dor de barriga ou diarreia.

2º Passo – Descobrir a causa

Muitos fatores podem desencadear as crises de ansiedade, já é de conhecimento de muitos que a ansiedade está se tornando o mal do século, mas seja qual for a causa é possível tratar.

É muito importante saber o que está causando a ansiedade, quais coisas não te agradam no seu dia a dia, o que te causa estresse e outros, pois assim será possível encontrar a raiz do problema e descobrir como trata-lo.

Algumas das causas mais comuns são:

  • Genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade
  • Ambiente, por exemplo passar por algum evento traumático ou estressante
  • Mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia
  • Doenças físicas.

Hoje vamos falar um pouco mais da ansiedade no trabalho, ela pode estar relacionada tanto ao ambiente de trabalho, quando à mentalidade ou modelo de pensamento do funcionário. A seguir veremos algumas dicas que irão te auxiliar a controlar a ansiedade no trabalho.

3º Passo – Controlando a ansiedade no trabalho

  • Evitar pensar em trabalho após o horário do expediente, nunca levar o trabalho nem o stress causado no trabalho para outros ambientes da sua vida.
  • Procure conversar com alguém sobre as situações que não te agradam, de modo que você não guarde tudo para si.
  • Ao realizar suas atividades, comece com as tarefas mais importantes e por grau de dificuldade 9 da mais difícil para a mais fácil), pois não é necessário fazer tudo de uma vez só e nem sofrer antecipadamente
  • Não tente controlar o comportamento dos seus colegas de trabalho e sim a forma como você reage ao comportamento deles, evite reações explosivas ou ficar pensando muito sobre determinados assuntos.
  • Pratique atividades físicas diariamente, como corrida, yoga, alongamentos e outros, além de manter o corpo em equilíbrio é uma ótima forma de acalmar a mente e se distrair dos problemas.
  • Se dedique às coisas que você gosta, sair com amigos, comer comidas que aprecia, escutar suas músicas preferidas e etc.
  • Em momentos de crise no trabalho, procure se afastar do ambiente em que normalmente trabalha para se distrais, vá ao banheiro, escute uma música, medite e faça exercícios de respiração, isso geralmente te ajuda a passar pela crise no auge dela.
  • Beba bastante água durante o expediente, além de ser importante para sua saúde ajuda à evitar momentos de stress.
  • Adote o hábito de consumir diariamente chás calmantes, como camomila, erva-doce, cidreira e maracujá.

 Lembre-se também de também procurar ajuda de um profissional, a partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer ou sofrimento, interferindo negativamente na qualidade de vida é necessário iniciar um tratamento de modo que o quadro não piore. Muitas vezes basta algumas conversas com o psicoterapeuta para que a preocupação excessiva com pequenos problemas, irritação, humor explosivo e comportamento evitativo (a pessoa passa a evitar lugares cheios ou fechados, como shoppings, aviões, elevadores, etc.) sejam solucionados.

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