Calculadora Científica X Calculadora Financeira - Entenda a diferença

08/05/2019 11:52

Quando se trata de números, hoje em dia é difícil realizarmos cálculos, mesmos os mais simples (soma, subtração, multiplicação e divisão) sem o auxílio de uma calculadora. No entanto, no âmbito profissional, acadêmico ou financeiro as calculadoras são simplesmente indispensáveis, porém os modelos mais simples não atendem todas as necessidades e, é aí que entram em cena os modelos mais elaborados de calculadoras. Você sabe dizer qual é a diferença entre uma calculadora científica e uma calculadora financeira?

Embora muita gente confunda esses dois modelos, cada um possui suas particularidades e são empregados em situações diferentes. Conhecer as funções e particularidades de cada uma é essencial para escolher o modelo que mais se adequa à sua rotina seja no trabalho ou nos estudos.

Para te ajudar nesta escolha, fizemos uma breve pesquisa para mostrar algumas diferenças entre as calculadoras científicas e financeiras.

CALCULADORA CIENTÍFICA

Afinal, para que serve uma calculadora científica?

Além de realizar os cálculos mais simples, este modelo possui funções pré-programadas para estudo de matemática em geral.

A calculadora científica é capaz de calcular e armazenar funções logarítmicas e trigonométricas, regressões, partes exponenciais, inversas, entre muitas outras funções...

Não é à toa que existem diversos modelos de calculadoras cientificas e, cada modelo possui uma quantidade de funções diferentes. Sim! As possibilidades são infinitas, alguns modelos podem chegar a realizar de 58 até 553 funções matemáticas diferentes.

Importante ressaltar que para estudantes e profissionais da área de exatas, este é um item obrigatório. Então, se você pretende fazer algum dos seguintes cursos, tenha em mãos um modelinho deste logo no primeiro dia de aula: Engenharias (todas), Física, Química, Arquitetura, Matemática entre outros.

Alguns dos modelos mais populares são:

Casio FX-82MS   Casio FX-82ES    Casio FX-991LA X

Os modelos mais simples como por exemplo, Casio FX-82MS, que é uma das calculadoras cientificas mais populares entre os estudantes de exatas, possui 240 funções, seu visor mostra no máximo 10 dígitos e demostra os cálculos em somente uma linha contínua.

Casio FX-82MS

Já modelos um pouco mais avançados, como é o exemplo da calculadora Casio FX-82ES, possui 252 funções diferentes, seu visor mostra no máximo 10 dígitos, no entanto mostra as funções como em um livro e também possui a função tabela.

Uma terceira opção, mais elaborada é a Casio FX-991LAX, este modelo sem dúvidas é o mais completo de todos. Com 553 funções, esta calculadora possui um menu com ícones intuitivos para fácil visibilidade e seleção da função desejada. Seu visor mostra resultados e cálculos em várias linhas. Demostra as funções como num livro, possui função planilha, matriz, vetores, integral, diferencial, equações, inequações... São MUITAS funções. Vale a pena entrar no site do fabricante e dar uma olhadinha nas especificações deste produto.       

Casio FX-991LA X

Sem dúvidas essa calculadora é o sonho de consumo de muitos estudantes, mas fica uma dica para quem cogitar comprar a Casio FX-991LAX pensando em arrasar nas provas da faculdade: Devido à suas diversas funções, alguns professores proíbem sua utilização em dias de prova! 

CALCULADORA FINANCEIRA

E aí, mas para que serve uma calculadora financeira então?

Diferentemente dos modelos citados anteriormente, as calculadoras financeiras, como o próprio nome diz é utilizada para cálculo de matemática financeira.

Com este modelo é possível realizar facilmente cálculos de juros compostos, funções estatísticas ou matemáticas, taxas de retorno ou amortizações e etc.

Em geral este modelo é utilizado por profissionais e estudantes das áreas de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Comércio Exterior entre outros. Vendedores e lojistas que trabalham diretamente com precificação ou venda direta também podem recorrer a essas calculadoras para fazer contas que envolvem múltiplos fatores.

Uma particularidade destas calculadoras é que elas requerem um tempo maior de aprendizado, isso porque para utiliza-las é exigido um certo conhecimento das funções matemáticas financeiras e também porque estes modelos normalmente são fabricados utilizando o modo RPN (sigla para Notação Polonesa Reversa) ou algébrico. É justamente no modo RPN que as coisas mudam de figura, pois para se fazer um cálculo simples, como 10 + 10, é preciso digitar “10” e teclar “Enter”, depois “10” e em seguida “+”, para só daí definir a ação.

O modelo mais popular e utilizado é HP 12C, entretanto a HP não é a única marca a fabricar calculadoras financeiras.

                                           HP 12C HP 12C GOLD

Agora que você sabe qual a diferença entre uma calculadora científica e uma calculadora financeira, é só escolher qual das duas, melhor atende ás suas necessidades e adquirir uma.

Vale ressaltar que, por não se tratar de calculadoras simples, elas possuem um custo mais elevado, no entanto vale muito a pena, pois é um investimento excelente, para a vida toda, eu diria e, que garante retorno.

Já se decidiu ? Confira os modelos disponíveis em nosso site, CLIQUE AQUI para acessar.

Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: