Afinal, para que serve um planner ?

13/08/2019 09:53

Muitas pessoas não sabem ao certo o que é um planner ou para que serve ou até mesmo dúvidas de como utilizar um.

Há até mesmo quem confunda um planner com uma agenda e, NÃO, um planner não é uma agenda, ele é muito mais completo e útil.

A tradução literal da palavre Planner é “planejador”, mas ele não planeja nada quem planeja somo nós. O planner nada mais é que uma ferramenta que auxilia no planejamento e organização das nossas vidas, metas, sonhos, projetos, trabalho, estudos, gastos, viagens e certamente nos ajuda na produtividade e realização das tarefas diárias.

Ele é um caderno impresso com um formato específico onde você terá a possibilidade e liberdade de personalizar, organizar e manter juntas, no mesmo lugar, todas as informações que julgar necessárias e da forma que você preferir.

COMO UTILIZAR UM PLANNER?

Sabe por exemplo aquela viagem que vem sonhando em fazer mas não saber por onde começar?

Então, utilizando esta ferramenta, você pode documentar, planejar e organizar qual será o destino, data da ida e da volta, quais lugares pretende viajar e em quais dias irá visita-los, qual o custo desta viagem e se planejar financeiramente, fazer um checklist do que levar na mala, o que irá comprar durante a viagem...E por aí vai, podendo também se aplicar à diversas situações como: planejar e monitoras seus gastos, compromissos e reuniões, planos de estudo, tarefas diárias...Basta compromisso e dedicação com o seu Planner e com a realização das tarefas e metas (que é o mais importante).

QUAL TIPO E FORMATO DE PLANNER ESCOLHER?

Agora que já sabemos como funciona e a utilidade de um planner, precisamos saber qual escolher, pois existem diferentes tipos e formatos disponíveis no mercado.

FORMATOS

Depois de decidir que sim, você quer utilizar um planner, você vai precisar pensar no tamanho ideal do planner para você. Tem o pocket planner, um planner de bolso bem pequeno e leve, normalmente em formato mensal quando aberto, por ele ser pequeno fica fácil carregar com você o tempo todo. Ele é ótimo para quem quer somente fazer poucas anotações pontuais e pequenas ou para quem tem muitos prazos para algum projeto específico, seja de trabalho ou para estudos.

Tem o planner médio, geralmente no tamanho A5, que é legal para quem trabalha está se locomovendo o tempo todo e precisa do planner à mão sempre, ele pode ser do tipo mensal ou anual, sendo que no formato anual ele contém mais páginas e, é bem completinho.

 E o planner grande que normalmente fica fixo na sua mesa de trabalho ou na sua escrivaninha do escritório, por exemplo, esse dá pra controlar e organizar TUDO na sua vida, mas tem que ficar em um lugar estratégico, onde você possa visualizar suas anotações diariamente, em geral é do tipo anual, com muitas páginas e divisões.

TIPOS DE PLANNER

Existem basicamente 4 tipos de planner hoje em dia e, a diferença entre eles está relacionada as suas divisões, uns são mais completos e outros mais simples.

ANUAL

Acredito que o planner anual seja o mais completo de todos, pois ele possui um plano de ação de metas com visão anual, mensal e semanal.

Além disso ele normalmente vêm com um pouquinho de tudo, como por exemplo controle financeiro, checklist, lembranças, frases motivacionais, anotações alimentares, contatos, datas importantes e por aí vai… Esses planners são bons para quem prefere se planejar a longo prazo, traçar metas sem perder prazos, ou quem gosta de se organizar com bastante antecedência.

Geralmente é encontrado nos tamanhos médio e grande, nesse tipo de planner é ideal que seja verificado diariamente, para se organizar melhor e rever ou corrigir anotações.

MENSAL

O planner mensal é formatado por mês, ou seja, você consegue visualizar o mês inteiro na mesma página.

Geralmente as páginas dos meses vem intercaladas com páginas com maior espaço, para escrever anotações mais longas, até porque não cabe muita informação em cada quadrado diário, somente o essencial mesmo, o que você não quer esquecer como por exemplo, compromissos importantes.

Esse planner é legal para quem quer se organizar à longo prazo, com antecedência, pra quem tem muitos compromissos e reuniões durante o mês inteiro.

Ele te dá a possibilidade de colocar seu planejamento fixo do mês e conforme surgirem novos compromissos ao longo das semanas você vai adicionando-os aos dias do mês do seu planner te possibilitando distribuir melhor seu tempo ao longo do mês.

Também encontrado nos tamanho médio ou pocket, ele é menos completo que o anual, dá pra encontrar alguns que tenham controle financeiro, checklist, frases motivacionais também, porém neste tipo o essencial são as tarefas e compromissos mensais, para se ter uma visão geral do mês.

SEMANAL

Esse é o que mais tem disponível à venda no mercado. O planner semanal é formatado por semana, ou seja, quando ele está aberto você consegue visualizar a semana inteira nas duas páginas.

O layout das páginas pode ser em linhas ou em colunas, como você preferir. Esse planner é bom para quem gosta de se organizar semanalmente e de ter uma visualização geral semanal de tudo que você precisa fazer, ele também te dá a possibilidade de priorizar suas tarefas ao longo da semana.

Ele também pode ser encontrado no formato de blocos no tamanho A4, é muito comum encontra-los no checkout de algumas lojas, o legal do formato bloco é que são várias folhinhas agrupadas, que podem durar mais de um ano e, pode ficar em cima da mesa ou na parede sempre à vista. Eu gosto da ideia de usa-los no trabalho ou para se organizar nos estudos.

PERMANENTE OU NÃO DATADO

Um planner permanente te dá mais liberdade e deixa você soltar sua imaginação para preenchê-lo do jeito que quiser.

Eles normalmente vêm em branco, algumas vezes com layouts de divisões em uma parte das páginas que vão te permitir montá-lo do jeito que preferir, te dando opção para datar essas divisões se quiser ou não, fazer listas enormes, colocar fotos nos espaços maiores, etc.

Você pode usar esse planner livremente. Ele é bom para quem não tem rotinas fixas, como dias ou semanas cheias e outras vazias, por exemplo. Nele não vai ficar aquele monte de páginas em branco desperdiçadas como nas agendas, ou nos planners datados, que seus dias estavam vazios, sabe?

Esse planner também é legal para quem quer começar usar um planner no meio do ano e não quer desperdiçar todas as páginas dos dias que já se passaram.

Além de ele te dar essa opção de data-lo como quiser, se ele for no formato fichário onde é possível adicionar mais páginas, sua liberdade será maior ainda.

Hoje em dia este tipo é encontrado facilmente pois a possibilidade de produzir e comercializar o mesmo planner o ano inteiro, sem ter a preocupação se o ano está no fim ou não é maravilhosa para as empresas. Os planners não datados pode ser encontrado nos tipos anual, mensal e semanal também.

E ai, gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários contando pra gente se você já utiliza um planner e se não, porque ainda não adquiriu o seu?

Aproveita e confere os Planners disponíveis no nosso site CLICANDO AQUI, quem sabe você não muda de ideia e adquiri um também?

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: