9 de Julho - Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista

08/07/2019 09:19

No dia 9 de Julho é feriado em São Paulo, comemora-se o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista, mas o que foi essa data?

Esta data foi um marco no estado de São Paulo pois ela é uma homenagem ao movimento contra a Ditadura Militar de Getúlio Vargas, realizado no ano de 1932 pelo paulistas.

A Revolução Constitucionalista, episódio que também ficou conhecido como “Guerra Paulista”, foi o movimento mais importante que aconteceu em SP e também o último grande combate armado. Foi neste movimento em que jovens e adultos se reuniram para lutar contra o golpe militar de 30 e, os protestos começaram em grande escala após a morte de quatro jovens, assassinados por partidários de Getúlio.

Então, na data de 9 de julho de 1932, as manifestações adquiriram mais causas: redemocratização e a elaboração de uma outra Constituição. O episódio ficou conhecido como Revolução Constitucionalista, nome dado ao iminente feriado.

 Oficialmente, o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista foi transformado em feriado civil em 1997, através da lei 9.947.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: