10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

10/09/2019 15:12

No mês de setembro se dá início à uma campanha chamada Setembro Amarelo que  infelizmente é desconhecida por muitos, porém se trata de uma iniciativa extremamente importante.

Você sabe o que é o Setembro Amarelo?

 

O que é?

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Por que o mês de Setembro?

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Mas apesar de a campanha ganhar força total neste mês ela acontece o ano todo, pois o CVV (Centro de Valorização da Vida), que foi um dos responsáveis pela criação no movimento no brasil, assim como o próprio nome diz tem como objetivo valorizar a vida.

Qual o motivo da escolha da cor amarela?

A cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês.

Em 1994, Mike Emme, filho do casal, com apenas 17, se matou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”.

Entretanto, infelizmente, aqueles próximos de Mike não viram os sinais e o fim da vida do garoto chegou. No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda.

Os cartões se espalharam pelos Estados Unidos. Em poucas semanas começaram a aparecer ligações. Um professor de outro estado havia recebido um dos cartões de uma aluna, pedindo por ajuda. Diversas cartas chegavam de adolescentes buscando ajuda.

A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Em 2003 a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.

Importância

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo, á no Brasil, dados mostram quem o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos. Pelos números oficiais, esta estimativa equivale à 32 brasileiros mortos por dia, que se comparado com outras doenças é uma taxa maior que os números de vítimas mortas pela AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

E apesar dos dados serem alarmantes, este assunto ainda é um tabu entre a população, muitos evitam lidar com o tema, o que só colabora para o aumento dos casos, pois pessoas com pensamentos suicidas não sabem a quem pedir ajuda ou conversar.

Por este motivo o movimento é tão importante, mostra que há sim pessoas que se preocupam e que estão dispostas a ouvir e ajudar aqueles que estão passando por um momento difícil.

Para saber mais sobre a movimento acesse https://www.setembroamarelo.org.br

“A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. ”

E, se quiser, busque o CVV. Ligue 188.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Categorias: